10 dicas de Ouro para melhorar a sua abordagem de cobrança!

10 dicas de Ouro para melhorar a sua abordagem de cobrança!

10 dicas de Ouro para melhorar a sua abordagem de cobrança! 1880 1253 Tais Azeredo

Levante a mão quem nunca passou por uma situação incômoda, porém necessária de ter que cobrar os clientes? Com o atual cenário mundial e a alta taxa de desemprego no país, a temida inadimplência atinge brasileiros de diversos setores. Infelizmente, no ramo da educação não é diferente. E agora os donos de escolas precisam lidar com mais este desafio: cobrar os alunos!

A grande questão agora é: Como fazer isso da melhor forma possível?

Para realizar essa ação é fundamental que você e a sua empresa tenham jogo de cintura para desenrolar a situação. Muitas técnicas e tipos de abordagem são indicadas, mas o principal é não esquecer que os clientes podem estar passando por um momento difícil e em vez de só efetuar a cobrança, também é importante ouvi-lo e oferecer outras vantagens como forma de ajudá-lo a pagar uma dívida. E claro, manter o seu aluno com o pagamento em dia.

Para realizar um bom atendimento ou uma boa cobrança por ligação, é necessário implementar algumas técnicas. Separei algumas delas para você pôr em prática:

1 – Conheça o perfil do aluno;

2 – Mantenha um tom de respeito e educação, pois a dívida pode ser algo incômodo ao cliente;

3 – Tenha empatia: se coloque no lugar do aluno, entenda a situação dele;

4 – Não fique constrangido, não se sinta mal por cobrar: cobrar é fundamental para o recebimento, os clientes dificilmente vão se oferecer para pagar;

5 – Prepare-se para o atendimento, tenha respostas para tudo: Não o deixe sem resposta;

6 – Informe o que ele vai perder e diga o que ele ganha: lembre-o de todas as vantagens e desvantagens que o pagamento traz;

7 – Evite conflitos: Tenha cuidado, seja claro, se mostre disposto para ajudar e fale das possibilidades de negociação;

8 – Entenda o momento de desistir: Aguarde o prazo que o cliente pediu, não seja insistente;
9 – Não utilize métodos ultrapassados de cobrança: Encher a caixa de correio do aluno com cartas da mesma dívida, por exemplo, além de ineficiente, custa caro para sua empresa;

10 – Tenha uma equipe treinada: tenha todas as informações sobre o cliente, sobre valores, informações e propostas.

Gostou das dicas? Tenho mais um Drops de Ouro para te ajudar! Você sabia que alguns meios são mais eficazes para efetuar as cobranças do que outros? Isso mesmo! São eles:

Ligação
Whatsapp
E-mail
SMS

Para você, que é nosso licenciado, sugerimos o curso de Crédito, Cobrança e Atendimento, disponível no módulo Administrativo. Você vai ter conteúdo sobre: políticas de crédito e cobrança, atendimento de cobrança, além de financiamentos e empréstimos.

Por fim, não se esqueça de que, mesmo inadimplente, essa pessoa ainda é um cliente. Seja gentil e tenha empatia ao fazer a abordagem. Ofereça condições de negociação para que a quitação da dívida aconteça da melhor forma para ambos!

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