5 Dicas para liderar com sucesso
Liderar com sucesso é o objetivo de todo aquele que se propõe a essa tarefa. Se é um deles conheça agora 5 dicas para vencer como líder do seu negócio.
1.Olhe seus funcionários como parte integrante do negócioLembrei-me do dia em que ele me contou que um superintendente do banco foi até uma agência em que ele estava e disse-lhe: “Paulo, você não pode tratar bem seus colaboradores, eles vão subir em cima de você e não vão te respeitar mais”.
Ele contou-me que respondeu: “Todas as metas nós batemos, sempre damos resultado, então porque eu estarei errado. Sabe, tem duas maneiras de atrair moscas, com mel e com merda. Eu prefiro com mel, se você gosta com merda, problema seu. Mas cuide que vai te deixar fedendo”.
Está aí um homem à frente do seu tempo, pois essa conversa ocorreu nos anos 80, em que pouquíssimos gestores olhavam para seus funcionários como parte importante para todo o negócio. Aproveito aqui para agradecer os ensinamentos do grande Paulo Seferin.2.Não seja um reclamador profissional
Atualmente, percebo chefes que são verdadeiros “reclamadores” profissionais e que acreditam que sendo assim os colaboradores não pedem aumento.
Ora, meus queridos formadores de opinião, as pessoas que colaboram conosco são inteligentíssimas e sabem perfeitamente quando a empresa está indo bem ou mal. Não é por suas reclamações.3.Seja o exemplo
Aqui vem outro grande e, talvez mais importante, ponto de um líder: o exemplo! Líder tem que ser um cara otimista, sem ser lunático. Ele deve motivar, agregar, unir, orientar e ajudar. Deve auxiliar no erro e elogiar no acerto.
Se você tem dificuldade de elogiar quem está a sua volta, cuidado, pois você pode ser um péssimo líder.
Existe um exemplo simples: se você faz reuniões com seus colaboradores e no decorrer delas fica olhando seus e-mails, smartphones e outras coisas, pergunto-lhe: como você quer que eles dêem importância no que será debatido se também não está dando a devida atenção?4.Esteja constantemente aprendendo
Outra ação que cito como fundamental para liderar e que procuro praticá-la todos os dias é aprender. Esteja aberto a evoluir, pois, se não estiver, não inspirará seus liderados a crescer. Leia livros, faça cursos, assistas vídeos no Youtube, olhe filmes no Netflix e esteja aberto a mudanças.
Seja eclético, tenha suas preferências, mas não deixe de vivenciar e olhar para os lados. Um líder tem uma visão tanto periférica quanto profunda. Mas não nascemos com isso, aprendemos e treinamos.
Esteja pronto para treinar, pois grandes campeões só conquistam coisas grandes após muito treinamento. Por que para você seria diferente? Seja exemplo, valorize seu negócio e suas pessoas, ajude-as a evoluir.
Mas escute-as primeiramente. Esteja onde seu corpo está, de forma que seus ouvidos possam escutar as vozes que estão perto de você, levando-o a escutar-se também, o que fará a verdadeira diferença em sua vida.5.Mude seus hábitos
Desde 2016, decidi mudar algumas coisas que me ajudaram muito a seguir. Comecei a meditar todos os dias, pensar na vida como algo que eu pudesse contribuir para o mundo. Passei a alimentar-me melhor, fazendo com que meu corpo possa escutar o que a minha mente pede.
No entanto, o mais importante e essencial é acreditar que posso ajudar as pessoas ao meu redor. Além disso, as palestras, textos e artigos em livros ajudam-me a manter o foco e fazer de minha autoestima uma grande ferramenta.
Escreva mais, mesmo que seja para você, contando as suas histórias de sucesso, tenho certeza de que as tem. Esteja cada vez melhor e inspirará as pessoas. Quando estamos bem conosco, a energia transborda e, de alguma forma, chega de maneira positiva nos demais.
Para concluir, não seja escravo de seu negócio. Um empreendedor que não forma líderes em sua equipe, que é autoritário, que acha que ninguém faz melhor do que ele, não é dono de seu negócio.
Ele é um prisioneiro, porque nunca saberá aproveitar o lado bom de empreender. Espero que você conheça esse lado. Dedique-se de corpo e alma, esteja presente de coração e não deixe de viver com bom humor e comprometimento.Quer saber mais o que uma liderança de sucesso pode fazer? Leia agora o artigo Transforme seu negócio em uma empresa que dita tendência.
Como deixar o lado negativo da crise para os outros
Quando todos a nossa volta começam a falar somente sobre a crise, é tempo de se posicionar a respeito. Entenda como fazer isso de modo que a crise fique para os outros e não com você.
No ano passado, decidi fazer um pacto comigo mesmo. Em todas as rodas de empresários em que estive a palavra crise parecia um mantra. Todos falavam no mesmo assunto o tempo inteiro. Então, decidi mudar de país. Por que não? Todos nós podemos!Olhando a localização geográfica, continuo por aqui. Moro no mesmo lugar, a Ouro Moderno fica no mesmo endereço e quase todos os dias vou lá. Todavia, no meu país não há crise, as pessoas trabalham felizes, meus clientes estão prosperando e nunca faturamos tanto.
Resolvi deixar o lado negativo para os outros. Neste meu novo “país”, vou para a empresa todos os dias escutando músicas e não mais a estação de rádio de notícias, assim como não sei se o presidente está sofrendo um “impeachment” ou se ele está levando malas de dinheiro.
Como conseguir isso? Compartilho algumas dicas com você. Confira!
- Transforme problemas em soluções
Resolvi entender que posso fazer a diferença nesse meu novo universo, transformando problemas em soluções. Mudamos as vidas das pessoas de fato. Isto é o que importa. Não digo aqui que tenhamos de ser alienados com os acontecimentos e noticiários envolvendo nossa pátria.
Me refiro ao fato de que não podemos absorver as eventuais crises, que todo país pode passar. Nós, empreendedores, somos geradores de empregos, os movimentadores da economia. Temos que continuar trabalhando, investindo, criando novos líderes. Assim, mudaremos, de fato, nossa nação.
- Treine sua equipe
Quando citei no artigo Transforme seu negócio em uma empresa que dita tendência que devemos mudar e disponibilizar um tempo para a contratação dos colaboradores, refiro-me também aos treinamentos internos que devemos fornecer à equipe.
A cada dia treinado, são dez sem a necessidade de corrigir erros. Isto parece radical, mas funciona. Dedique-se nos primeiros dias de seus colaboradores, faça-os sentir que entraram na melhor empresa do mundo. Não importa se você não é o Google, até porque eles também têm erros. Preocupe-se em ser a melhor empresa da vida de seus colaboradores.
Não se “apequene” com pensamentos, tais como: “vou treiná-lo e daqui a pouco ele é contratado por outra empresa”. Você deve criar um ambiente em que ele não queira deixá-lo, mesmo que receba propostas salariais melhores.
- Invista em um ambiente ideal para o trabalho de sua equipe
Antes de aplicarmos e percebermos a importância do conceito de “iluminar a alma da Ouro”, perdemos alguns colaboradores por maiores salários.
A Ouro Moderno está situada em uma cidade pequena (Montenegro, RS), mas com grandes empresas no setor de desenvolvimento de software. Não somos concorrentes para captar clientes, mas sim para contratar pessoas. Durante muitos anos, nossos melhores colaboradores nos deixavam, sempre seduzidos por salários e ambientes melhores da concorrência.
Cheguei a pensar muitas vezes: “estão indo para lá, apenas porque eles dão frutas e salas de descanso, são pequenos agrados que não precisamos fazer”. Esse tipo de ideia travava nosso crescimento. Era mais fácil apontar erros nos funcionários e nas empresas do que enxergar os nossos. Cuidado que isto pode ser fatal. Pense sobre você, esqueça os outros.
Não cabendo mais desculpas, resolvemos mudar. Criamos ambientes de descanso, alteramos o foco para a entrega de tarefas e não para o tempo que estão dentro da empresa e começamos a pensar em dar as melhores condições para que eles se desenvolvessem e, ao final dessas alterações, descobrimos que montar salas frutas e pequenos agrados é muito barato, perto do resultado que será obtido.
Quando estamos entrevistando um candidato a se tornar um novo “ouro”, sempre afirmamos que duas coisas são necessárias para trabalhar conosco: bom humor e comprometimento. Isto mesmo, um ambiente só é pró-ativo se tem pessoas de bem com a vida.
Sabe aquelas que só reclamam? Aqui não tem vez, o próprio time se encarrega de mostrar que algo não está funcionando bem. Portanto, ou o novo colaborador muda ou dança.
- Tenha um plano de crescimento salarial
Outro ponto fundamental foi a definição de um plano de crescimento salarial. Esse tipo de informação serve como base para que seu colaborador fique tranquilo, mas digo também que este valor será o mínimo que ele vai receber se for um funcionário nota 6.
Caso ele se torne fundamental, trabalhamos um plano exclusivo. No entanto, é essencial que ele tenha um feedback seu ou de seus gerentes.
Gosto de uma frase que sempre digo aos nossos colaboradores sobre salários: “Caso aqui na cidade haja muitas pessoas que fazem o que você faz, seu salário será baixo. Mas, caso pouquíssimas pessoas façam o mesmo que você, a sua remuneração será mais alta”. Aqui está outro conceito de um grande líder: ser diferente.Ainda tem dúvidas sobre como a uma boa liderança pode ajudá-lo a deixar o lado negativo da crise para os outros? Então, leia 5 dicas para liderar com sucesso e aproveite as orientações que temos para você.