Liderar com sucesso é o objetivo de todo aquele que se propõe a essa tarefa. Se é um deles conheça agora 5 dicas para vencer como líder do seu negócio.
[/vc_column_text][movedo_empty_space height_multiplier=”2x”][vc_column_text]1.Olhe seus funcionários como parte integrante do negócioLembrei-me do dia em que ele me contou que um superintendente do banco foi até uma agência em que ele estava e disse-lhe: “Paulo, você não pode tratar bem seus colaboradores, eles vão subir em cima de você e não vão te respeitar mais”.
Ele contou-me que respondeu: “Todas as metas nós batemos, sempre damos resultado, então porque eu estarei errado. Sabe, tem duas maneiras de atrair moscas, com mel e com merda. Eu prefiro com mel, se você gosta com merda, problema seu. Mas cuide que vai te deixar fedendo”.
Está aí um homem à frente do seu tempo, pois essa conversa ocorreu nos anos 80, em que pouquíssimos gestores olhavam para seus funcionários como parte importante para todo o negócio. Aproveito aqui para agradecer os ensinamentos do grande Paulo Seferin.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]2.Não seja um reclamador profissional
Atualmente, percebo chefes que são verdadeiros “reclamadores” profissionais e que acreditam que sendo assim os colaboradores não pedem aumento.
Ora, meus queridos formadores de opinião, as pessoas que colaboram conosco são inteligentíssimas e sabem perfeitamente quando a empresa está indo bem ou mal. Não é por suas reclamações.[/vc_column_text][movedo_empty_space][vc_column_text]3.Seja o exemplo
Aqui vem outro grande e, talvez mais importante, ponto de um líder: o exemplo! Líder tem que ser um cara otimista, sem ser lunático. Ele deve motivar, agregar, unir, orientar e ajudar. Deve auxiliar no erro e elogiar no acerto.
Se você tem dificuldade de elogiar quem está a sua volta, cuidado, pois você pode ser um péssimo líder.
Existe um exemplo simples: se você faz reuniões com seus colaboradores e no decorrer delas fica olhando seus e-mails, smartphones e outras coisas, pergunto-lhe: como você quer que eles dêem importância no que será debatido se também não está dando a devida atenção?[/vc_column_text][movedo_empty_space][vc_column_text]4.Esteja constantemente aprendendo
Outra ação que cito como fundamental para liderar e que procuro praticá-la todos os dias é aprender. Esteja aberto a evoluir, pois, se não estiver, não inspirará seus liderados a crescer. Leia livros, faça cursos, assistas vídeos no Youtube, olhe filmes no Netflix e esteja aberto a mudanças.
Seja eclético, tenha suas preferências, mas não deixe de vivenciar e olhar para os lados. Um líder tem uma visão tanto periférica quanto profunda. Mas não nascemos com isso, aprendemos e treinamos.
Esteja pronto para treinar, pois grandes campeões só conquistam coisas grandes após muito treinamento. Por que para você seria diferente? Seja exemplo, valorize seu negócio e suas pessoas, ajude-as a evoluir.
Mas escute-as primeiramente. Esteja onde seu corpo está, de forma que seus ouvidos possam escutar as vozes que estão perto de você, levando-o a escutar-se também, o que fará a verdadeira diferença em sua vida.[/vc_column_text][movedo_empty_space][vc_column_text]5.Mude seus hábitos
Desde 2016, decidi mudar algumas coisas que me ajudaram muito a seguir. Comecei a meditar todos os dias, pensar na vida como algo que eu pudesse contribuir para o mundo. Passei a alimentar-me melhor, fazendo com que meu corpo possa escutar o que a minha mente pede.
No entanto, o mais importante e essencial é acreditar que posso ajudar as pessoas ao meu redor. Além disso, as palestras, textos e artigos em livros ajudam-me a manter o foco e fazer de minha autoestima uma grande ferramenta.
Escreva mais, mesmo que seja para você, contando as suas histórias de sucesso, tenho certeza de que as tem. Esteja cada vez melhor e inspirará as pessoas. Quando estamos bem conosco, a energia transborda e, de alguma forma, chega de maneira positiva nos demais.
Para concluir, não seja escravo de seu negócio. Um empreendedor que não forma líderes em sua equipe, que é autoritário, que acha que ninguém faz melhor do que ele, não é dono de seu negócio.
Ele é um prisioneiro, porque nunca saberá aproveitar o lado bom de empreender. Espero que você conheça esse lado. Dedique-se de corpo e alma, esteja presente de coração e não deixe de viver com bom humor e comprometimento.[/vc_column_text][movedo_empty_space][vc_column_text]Quer saber mais o que uma liderança de sucesso pode fazer? Leia agora o artigo Transforme seu negócio em uma empresa que dita tendência.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
2 Comments
Excelente texto que gerou ótimas reflexões.
Obrigado Rodrigo!
Fique ligado em nosso site para mais artigos como este no futuro.