5 Dicas para diminuir a desistência com “Semana Fora da Rotina”

Ter um método interativo em sua escola traz inúmeras vantagens para todos os setores de uma escola profissionalizante, desde o comercial até o pedagógico. São grandes vantagens em relação ao modelo antigo de transmissão de conhecimento, onde os instrutores ministravam os cursos de maneira expositiva, ou seja, todos os alunos faziam o mesmo curso, ao mesmo tempo, e com uma única linha pedagógica. Esse antigo modo não levava em conta a velocidade de aprendizado do aluno, o que prejudicava a fixação do conhecimento. Muitas vezes, essa situação levava ao grande número de cancelamentos, fazendo com que nós, professores, acabássemos sendo julgados por isso. Entretanto, uma vantagem que o modo expositivo tinha em relação ao interativo era a facilidade de criar vínculo com o aluno, até porque, antes de passarmos o conteúdo da aula, falávamos sobre diversas situações do cotidiano como “Seu fim de semana foi bom?” ou “Como foi seu time na última rodada?” Isso fazia com que houvesse uma maior aproximação com os estudantes.

Quando inserimos um método interativo, muitos professores acreditam que perderão esse momento com seus alunos. Vejo, em algumas escolas, instrutores que mal conversam com suas turmas e me pergunto: quando foi que dissemos que, após colocar o método, não se pode mais falar e apenas responder dúvidas? Em nenhum momento, até porque sempre digo em meus treinamentos “Aula automática gera cancelamento automático”.

Neste artigo, passo para vocês, instrutores, um processo que muitas escolas aderiram, reduzindo drasticamente o número de cancelamentos: SEMANA FORA DA ROTINA.

Funciona da seguinte maneira: toda primeira semana de cada mês, no início de cada aula, os nossos instrutores precisam ministrar 10 minutos de aula expositiva de conteúdos diversos, atraindo a atenção dos alunos. Isso mesmo, quando os estudantes entram na sala, o professor fala “Pessoal, hoje temos o dia fora da rotina, então vocês não coloquem o fone de ouvido e virem-se para mim”. Nesse momento, o conteúdo é passado e, logo após, deve-se dizer “Agora vocês podem voltar à aula tradicional”. Bacana, não? Abaixo passo 5 conteúdos que você, instrutor, pode ministrar na semana fora da rotina.

1) Mostrar um HD: Muitos acham que todos conhecem um computador por dentro, mas a grande verdade é que vários alunos não têm a mínima ideia do que é um disco rígido. Sugiro que leve um para dentro da sala e, quando explicar como funciona um HD, entregue a um aluno e peça para ele repassar aos outros.

2) Jogo do apear: Apear (https://appear.in/) é uma ferramenta online de reunião online, mas neste jogo utilizaremos apenas para dois alunos se comunicarem. Vou dar um exemplo: você tem 10 alunos em sala de aula, antes de entrarem, você abrirá o apear em 5 máquinas como criadores da reunião, nas outras se conectará com as 5 abertas. Então você terá 5 duplas conectadas. A proposta que você fará com seus alunos é que se comuniquem com a pessoa conectada pelo chat, não podem falar sobre a roupa que estão usando, sexo, nome e localização em sala. Após 10 minutos de conversa, o instrutor pergunta se cada um sabe com quem está falando. É uma brincadeira bacana e faz com que seus alunos se conheçam em sala de aula.

3) Vídeos de conteúdos interessantes: Busque algum produto ou serviço que esteja “bombando” na internet ou até mesmo um curso novo que estão lançando. Um exemplo poderia ser o novo iPhone, baixe o vídeo ou pegue o link e coloque na área de trabalho de todos os computadores. No início da aula, peça que todos olhem e virem-se para você. Em seguida, discutam 10 minutos sobre a importância dessa inovação ou curso.

4) Demonstre um curso novo: A Ouro Moderno lança cursos todos os meses, alguns são atualizações, mas outros são inovadores como Operador de Drone, Criação de Games ou até mesmo Desenvolvedor de aplicativos. Mostre para seus alunos as vantagens dos cursos, mercado de trabalho e oportunidades de crescimento. Pergunte se eles têm interesse ou se conhecem alguém que pode se beneficiar com esse conteúdo.

5) Mostre Cases de Sucesso: Leve algum aluno que se formou em sua escola e que hoje tem um relativo sucesso. Convide essa pessoa para contar sobre a importância do conhecimento para a carreira dele. Caso não possa vir, grave um vídeo. Isso ajuda a solidificar o caminho do aluno.

Essas são apenas algumas sugestões, tenho certeza de que você criará diversos temas que ajudarão a criar vínculo com seus alunos. Saiba que você é fundamental para todo esse processo, e a Ouro Moderno quer lhe ajudar a crescer e melhorar seu ambiente de trabalho. Somos a ferramenta perfeita para os melhores professores. Antes de concluir, convido-lhe a entrar no portal de licenciados da Ouro Moderno e fazer o curso de formação de professores. Será de grande valia para sua carreira.

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