Como montar um planejamento estratégico eficaz

Como montar um planejamento estratégico eficaz

Como montar um planejamento estratégico eficaz 1880 1057 Tais Azeredo

Olá, parceiro!

Os últimos dois anos nos trouxeram muitos desafios, pessoais e profissionais. É importante estarmos preparados para todas as alterações de conceito na sociedade, no mundo, e logicamente, nas pessoas. É necessário COMPREENDER e se ADAPTAR às alterações para que não fiquemos no passado. Para acompanhar todas essas alterações, é necessário seguir à risca algumas regras: planejar – organizar –
motivar – desenvolver estratégias e refazer processos de acordo com a necessidade.

Agora que já sabemos quais regras devemos seguir, falaremos sobre algo muito importante: planejamento estratégico.

É visto que cada vez mais as pessoas têm mais tarefas e menos tempo livre, o que acaba resultando em menos tempo para realizar ações assertivas no dia a dia. Com essa situação cada vez mais frequente, um planejamento para ajudar a cumprir prazos e atividades e alcançar objetivos organizacionais é indispensável para quem quer iniciar um processo de divulgação online. O planejamento serve para estruturar ações que façam a empresa alcançar seus objetivos. Com um plano e objetivos bem estruturados fica bem mais fácil de ter um resultado satisfatório.

Passo a passo para desenvolver um bom planejamento:

*Uma dica importante para montar seu planejamento é estabelecer os 4P’s do marketing, são eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. Os P’s são itens essenciais para criar estratégias assertivas. Toda a empresa precisa saber o que vende, o valor, onde o cliente encontra, e quais canais podem ser utilizados para divulgação.

*Defina objetivos e metas:
*Determine o que você quer alcançar com as ações;
*Defina os objetivos de forma realista: analise os resultados anteriores, verifique a situação no mercado e o desempenho para só depois criar as metas.
*Após definir objetivos e metas, crie um cronograma para as ações e campanhas.  Obs: não esquecer das datas comemorativas.

*Entenda o seu público-alvo:
*Estude seus potenciais consumidores (idade, gênero, onde moram e interesse comum de quem já é cliente).

*Escolha os canais e as ações :
*É importante analisar os canais e os investimentos necessários.

*Corrigir as ações:
*Assim como é importante colocar em prática as ações do planejamento, também é muito importante mensurar os resultados, saber o que deu certo e o que não deu, o que se deve continuar fazendo, o que se deve parar e até mesmo se é preciso investir mais em uma ação do que em outra.

O planejamento deve conter o posicionamento da empresa perante o mercado, deve definir as ações a serem executadas, com a intenção de otimizar os resultados de campanhas de marketing.

Dentro desse documento é importante que existam informações sobre o mercado em que a empresa atua, os concorrentes, as estratégias, os indicadores (o que está bom e o que precisa ser melhorado) e os objetivos.

Coloque em prática essas dicas e tenha um ótimo planejamento para 2022!

 

Aproveitamos essa postagem para informar que nos dias 24/12 e 31/12 não teremos conteúdo no blog.

Iniciaremos 2022 com MUITOS conteúdos incríveis para você e sua escola!

Boas festas!

+1

Comente

Conecte-se à

Ouro Moderno

Matriz – Montenegro/RS

Horário de funcionamento : 08:00 – 18:00
Endereço : Rua João Pessoa, 1918 – Salas 17,18 e 19 Centro
Fone : (51) 3057 2333
Financeiro : [email protected]
Suporte : [email protected]
Comercial : [email protected]