Licenciamento de uso de marcas e seus benefícios

Toda pessoa que decide empreender, busca um tipo de negócio seguro e rentável para investir!

É importante para ela que os ganhos comecem a aparecer logo, garantindo assim, o rápido retorno do investimento, bem como os lucros que ela terá com o novo empreendimento.

Há várias opções no mercado para quem está disposto a trabalhar por conta própria e uma delas é o Licenciamento de uso de marcas, que vamos conhecer neste artigo. Confira!

O que é Licenciamento de uso de marcas?

Como o próprio nome sugere, é uma licença para operar um negócio, uma permissão que a pessoa adquire para explorá-lo como parceiro da licenciadora.

Nesse caso, o valor de investimento é considerado baixo, se comparado ao se paga por uma franquia, por exemplo.

O que ele oferece?

Neste modelo de negócio, o licenciado, como é denominado quem compra uma licença, tem à sua disposição a liberação da marca e o fornecimento de seus produtos ou serviços para comercializar.

Benefícios do Licenciamento de uso de marcas

Além de não ter que fazer o pagamento de taxa de adesão à marca e do poder de decisão a respeito do valor que será aplicado em publicidade, o Licenciamento de uso de marcas oferece outros benefícios para quem opta por este modelo de negócio. Veja quais são eles:

• Excelente opção para quem quer trabalhar com uma grande marca;
• Valor de investimento mais baixo;
• Maior autonomia na gestão do negócio;
• Oportunidade de comercializar produtos ou serviços próprios ligados à atividade da empresa;
• Contrato de menor duração;
• Menor número de taxas a pagar;
• Menos obrigações entre licenciado e licenciadora se comparado às obrigações entre franqueado e franqueadora.

Diferença entre licenciamento de uso de marcas e franquia

Enquanto que no licenciamento de uso de marcas, a pessoa conta com um permissão para usar a marca, os produtos ou serviços dela, as franquias transferem aos seus franqueados, como são chamados aqueles que compram uma franquia, o Know-how do negócio.

Isso quer dizer que além da marca, produtos ou serviços é passado ao franqueado como se faz a gestão do empreendimento, por meio de manuais de operação e outras formas de treinamento.

Outra diferença é que no Licenciamento de uso de marcas as regras são mais flexíveis e nas franquias mais complexas, pois o franqueado deve obrigatoriamente seguir os padrões da franqueadora.

O que inclui a decoração, a comunicação visual, o atendimento ao cliente, entre outras regras estabelecidas no contrato entre franqueadora e franqueado.

Como vimos, o Licenciamento de uso de marcas dá a oportunidade do empresário de contar com uma marca forte, mas sem tantas obrigações contratuais e taxas a pagar como acontece no sistema de franquias. A autonomia de gestão também é um grande atrativo desse modelo negócio.

Achou o Licenciamento de uso de marcas uma boa opção para empreender? A Ouro Moderno Ensino Dinâmico trabalha com esse modelo de negócio. Clique aqui e saiba como podemos ajudá-lo a crescer no mercado.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress