Por que é importante investir na motivação de seus colaboradores?

POR QUE É IMPORTANTE INVESTIR NA MOTIVAÇÃO DE SEUS COLABORADORES?

O crescimento e a prosperidade de seu negócio dependem de diversos fatores. Mas é essencial que se tenha a percepção de que os funcionários são parte essencial deste processo.
Ao buscar maneiras de motivar seu quadro de colaboradores, você estará investindo de forma direta na produtividade e eficiência da empresa, o que irá lhe garantir melhorias significativas no seu empreendimento.
Neste artigo iremos entender o real significado destas ações, sua importância e descobrir formas de como aplicá-las.

MAS O QUE É MOTIVAÇÃO?

Podemos entender a motivação como sendo aquela força que nos impele a agir, a fazer aquilo que nos é atribuído. Muitas vezes esta força é traduzida como INSPIRAÇÃO, ou seja, um entusiasmo que ocorre como resultado de nossas aspirações individuais e necessidades serem satisfeitas.
Evidentemente estas necessidades variam de pessoa para pessoa, pois cada pessoa tem motivações específicas, mas podemos afirmar que elas influem diretamente no esforço, e consequentemente, na produtividade de cada um.

QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

Neste sentido, você deve estar ciente de que a motivação pode afetar diretamente a qualidade de seus produtos ou serviços. Ou seja, a falta dela pode muitas vezes ser justamente a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu negócio.
Um funcionário sem motivação pode acabar produzindo produtos ou executando serviços com diversos problemas, desde a falta de atenção na qualidade ou até mesmo não cumprindo prazos que podem ser imprescindíveis para os objetivos da empresa, sem falar na possibilidade de “contagiar” outros colaboradores com a falta de motivação. E isto pode gerar prejuízos ou transtornos muitas vezes irreparáveis.

COMO IMPLANTAR A MOTIVAÇÃO?

Primeiramente, é essencial que você comece por mostrar aos seus funcionários que acredita e confia neles. Isto automaticamente já irá guia-los para um padrão mais elevado, pois eles passarão a ter mais confiança em alcançar seus objetivos.
Vamos apresentar a seguir algumas dicas que são mundialmente reconhecidas, como sendo eficazes nesta empreitada:

1) Verifique se seus colaboradores estão familiarizados com os principais objetivos da organização
– Mostre onde eles se encaixam dentro da estrutura da empresa, e como suas funções estão intrinsecamente ligadas com as outras, em prol do sucesso da corporação

2) Dê o que eles precisam
– É vital para a confiança dos funcionários que eles tenham as ferramentas adequadas para a execução de seus trabalhos.
– Ouça suas necessidades e busque ajudá-los a serem mais produtivos

3) Planeje com atenção
– Dê aos funcionários papeis ativos, importantes nos planos de construção, controle prazos, agendamentos, gerenciamento e escopo de processos. Colabore com sua equipe sobre como melhor alcançar os objetivos.

4) Estabeleça metas de desempenho
– Atribua objetivos razoáveis para serem alcançados, tanto individualmente quanto em equipe, não deixando de cobrar o esforço para que sejam atingidos.

5) Atribua formas de medir o desempenho
– Muitas vezes a competitividade estimula os funcionários a não ficarem em sua zona de conforto e se acomodarem. Ela pode inclusive fazer eles redobrarem os esforços para se destacarem

6) Esteja sempre acessível
– Esteja sempre disponível para poder conduzir o processo de frente e fornecer qualquer coisa que esteja faltando. Se necessário, trabalhe lado a lado com eles quando for necessário.

7) Celebre os sucessos
– Mesmo nas pequenas conquistas, certifique-se de que sua equipe saiba que você aprecia seus esforços. Elogios públicos são gratuitos, e em alguns casos, são tão eficazes quanto dinheiro.
– Estude a possibilidade de presenteá-los com uma festa, um tratamento especial, ou mesmo um final de semana de 3 dias, ao final de grandes projetos que tenham sido completados de forma satisfatória.

Esperamos que tenham gostado deste artigo e que ela possa influenciá-los a observar melhor estes aspectos, e que possam aplica-los ou adaptá-los à sua realidade. Estamos certos de que você e sua empresa só tem a ganhar com isso.
Em nosso próximo artigo, falaremos sobre a importância da QUALIFICAÇÃO de seus funcionários.

Até a próxima!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

0 Comments

  1. Osni - Escola OPCI says:
    29/10/2018

    Bom artigo. Seria útil alguma dica ou sugestão sobre como montar um plano de incentivo visando o atingimento das metas.

    • 30/10/2018

      Bom dia, Osni! Ótima dica, agradecemos muito a sua sugestão!

VEJA TAMBÉM

OM News | Agosto

Olá, licenciados Ouro! Hoje trazemos novidades de atualizações, suporte, lançamento de cursos e mais! Otimização

Continue Lendo »

OM News

Olá, licenciados Ouro!  Sim, nós voltamos! E temos muitas coisas a compartilhar, então vamos direto ao

Continue Lendo »
plugins premium WordPress