Postura de instrutor em sala de aula

Postura de instrutor em sala de aula

Postura de instrutor em sala de aula 654 433 Tais Azeredo

Olá, parceiro!

No texto de hoje, falaremos sobre um assunto muito importante, e apesar de muitas pessoas tratarem esse termo com estranheza, o impacto da implantação e permanência dessa ação é fundamental para o sucesso da sua escola: a postura do instrutor em sala de aula.

A sala de aula exige que o professor/instrutor tenha uma postura de respeito, e vale lembrar que o respeito é muito diferente do autoritarismo. Aquela postura severa, rígida e autoritária não se enquadra mais em uma sala de aula atual. A maneira como o instrutor se comporta, se comunica e conduz a sua aula, reflete no aproveitamento das aulas por parte dos alunos e também, na retenção deles.

Um perfil de professor que instiga, cria, provoca e faz com que os alunos debatam sobre os assuntos, está mais propenso a manter a organização da turma, retê-los e distribuir o máximo de conhecimento possível.

A parceria entre o professor e o aluno tem tudo para ser de muito sucesso, e é imprescindível que a comunicação entre os dois seja saudável e adequada, afinal, além de instruir, é muito importante que se crie um vínculo entre eles, pois esse relacionamento faz com que o aluno se sinta mais à vontade para buscar informações e até mesmo compartilhar.

Abaixo, seguem algumas dicas:

• Dê liberdade para o aluno se expressar;
• Mostre que você, professor, também aprende com o aluno;
• Trabalhe a autoestima dos alunos: motive-os;
• Seja flexível;
• Modifique o ambiente: coloque-os frente a frente para debater um assunto, por exemplo;
• Mostre-se sempre à disposição: existem alunos tímidos e com dificuldades para questionar. Dessa forma, o instrutor pode estimular o aluno. Aluno com dúvida gera cancelamento de matrícula;
• Supervisionar todos os passos da aula;
• Questionar motivo de falta, analisar atitudes e comportamentos.

 

Para você que é nosso parceiro, está disponível dentro do portal do licenciado, na aba treinamentos – cursos, um treinamento para os instrutores da sua escola.

Atender e entender as individualidades de cada aluno e desejar sempre a construção de um aprendizado com significado. Tente algo diferente, faça uma semana fora da rotina, compartilhe novidades. Vocês podem estar juntos por pouco tempo, mas o reflexo do aprendizado nesse período durará para sempre.

+3
1 comentário

Comente

Conecte-se à

Ouro Moderno

Matriz – Montenegro/RS

Horário de funcionamento : 08:00 – 18:00
Endereço : Rua João Pessoa, 1918 – Salas 17,18 e 19 Centro
Fone : (51) 3057 2333
Financeiro : [email protected]
Suporte : [email protected]
Comercial : [email protected]