Postura de instrutor em sala de aula

Olá, parceiro!

No texto de hoje, falaremos sobre um assunto muito importante, e apesar de muitas pessoas tratarem esse termo com estranheza, o impacto da implantação e permanência dessa ação é fundamental para o sucesso da sua escola: a postura do instrutor em sala de aula.

A sala de aula exige que o professor/instrutor tenha uma postura de respeito, e vale lembrar que o respeito é muito diferente do autoritarismo. Aquela postura severa, rígida e autoritária não se enquadra mais em uma sala de aula atual. A maneira como o instrutor se comporta, se comunica e conduz a sua aula, reflete no aproveitamento das aulas por parte dos alunos e também, na retenção deles.

Um perfil de professor que instiga, cria, provoca e faz com que os alunos debatam sobre os assuntos, está mais propenso a manter a organização da turma, retê-los e distribuir o máximo de conhecimento possível.

A parceria entre o professor e o aluno tem tudo para ser de muito sucesso, e é imprescindível que a comunicação entre os dois seja saudável e adequada, afinal, além de instruir, é muito importante que se crie um vínculo entre eles, pois esse relacionamento faz com que o aluno se sinta mais à vontade para buscar informações e até mesmo compartilhar.

Abaixo, seguem algumas dicas:

• Dê liberdade para o aluno se expressar;
• Mostre que você, professor, também aprende com o aluno;
• Trabalhe a autoestima dos alunos: motive-os;
• Seja flexível;
• Modifique o ambiente: coloque-os frente a frente para debater um assunto, por exemplo;
• Mostre-se sempre à disposição: existem alunos tímidos e com dificuldades para questionar. Dessa forma, o instrutor pode estimular o aluno. Aluno com dúvida gera cancelamento de matrícula;
• Supervisionar todos os passos da aula;
• Questionar motivo de falta, analisar atitudes e comportamentos.

 

Para você que é nosso parceiro, está disponível dentro do portal do licenciado, na aba treinamentos – cursos, um treinamento para os instrutores da sua escola.

Atender e entender as individualidades de cada aluno e desejar sempre a construção de um aprendizado com significado. Tente algo diferente, faça uma semana fora da rotina, compartilhe novidades. Vocês podem estar juntos por pouco tempo, mas o reflexo do aprendizado nesse período durará para sempre.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

0 Comments

  1. Pedro says:
    28/05/2021

    Muito bom!!!

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

OM News | Agosto

Olá, licenciados Ouro! Hoje trazemos novidades de atualizações, suporte, lançamento de cursos e mais! Otimização

Continue Lendo »

OM News

Olá, licenciados Ouro!  Sim, nós voltamos! E temos muitas coisas a compartilhar, então vamos direto ao

Continue Lendo »
plugins premium WordPress